Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Jericoacoara: tudo o que você precisa saber antes de viajar

01 de Fevereiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Jericoacoara: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Jericoacoara é um dos destinos mais prestigiados não somente do Ceará, como do Brasil. Em determinados momentos, também foi um dos destinos internacionais mais requisitados, quando a Praia de Jericoacoara foi considerada pelo jornal americano Washigton Post, em 1994, uma das melhores praias do mundo.

Já que toda a vila é cheia de areia, o trânsito com veículos de passeio é difícil, então aqui você irá conhecer algumas dicas e alternativas que pode te livrar das possíveis “dores de cabeça”.

Vale também conhecer os principais passeios da região e um pouco mais do Parque Nacional de Jericoacoara, suas dunas, lagoas e formações geológicas como a famosa Pedra Furada.

O que fazer em Jericoacoara?

A lagoa de águas transparentes e areia fininha fica a meia hora de bugue de Jeri. A dica é curtir, primeiro, o lado rústico, na área conhecida como Lagoa Azul, que oferece passeios de jangada. Na hora do almoço, siga para a Lagoa do Paraíso - desfrute da culinária e finalize com um cochilo nas redes ou nas espreguiçadeiras dos restaurantes. O roteiro pode incluir ainda as dunas da Barrinha e as praias do Riacho Doce e do Preá.

Praia de Jericoacoara

A moldura - formada por dunas de 30 metros que mudam de cor ao longo do dia, jangadas e pequenas lagoas - não poderia ser mais perfeita. As águas, entretanto, são rasas, mas os ventos constantes fazem da praia da vila uma das mais procuradas pelos praticantes do windsurf. Aproveite o conforto das espreguiçadeiras dos bares ao redor para apreciar a paisagem.

um grupo de pessoas sentadas no topo de uma praia arenosa
Jericoacoara - Imagem: por onde andamos via O Imparcial

Duna do Pôr do Sol

O final de tarde é clássica em Jeri, levando turistas e nativos ao alto da duna do Pôr do Sol, no canto esquerdo da praia de Jericoacoara. Às cinco horas o movimento é intenso, já que por volta das cinco e meia o sol mergulha no mar. Ao longo do espetáculo, a duna, de 30 metros, muda gradativamente de cores, indo do amarelo ao cor-de-rosa. Para descer, experimente praticar o sandboard - surf na areia - em pequenas pranchas de madeira.

Vida noturna

A animada noite de Jeri começa na Rua Principal, pertinho da praia, onde barracas de caipirinha abastecem nativos e turistas. De lá, a turma segue para os forrós, sambinhas ou bares com música ao vivo, que costumam terminar por volta das duas da manhã. Entre as opções, Forró da Dona Amélia, que acontecem as quartas e sábados: e o Maloka (Rua da Igreja), às quintas.

Para beber, petiscar e ouvir um som, as dicas são Samba Rock e ZChopp, perto das barracas de caipirinha: e o Tortuga, na Rua São Francisco. No fim da noite, todos os caminhos levam à padaria Santo Antônio - a partir das duas da matina tem pão francês, de queijo, de coco e de banana saindo quentinho do forno!

Wind e kitesurf

Considerada um dos melhores pontos do litoral brasileiro para a prática de esportes náuticos, Jeri e seus bons ventos acabam enfeitiçando quem chega até lá apenas para conhecer o paraíso. As escolinhas nas praias de Jericoacoara e do Preá ensinam as primeiras manobras para quem não tem intimidade com os equipamentos.

Caminhada à Pedra Furada

A Pedra Furada, um dos cartões-postais de Jeri, fica a trinta minutos de caminhada a partir da praia de Jericoacoara (seguindo à direita). No caminho, mergulhe na praia Malhada e faça amizade com os nativos que encontrar por ali - eles podem lhe mostrar as outras formações rochosas interessantes da área, como as pedras do Jacaré e da Tartaruga. Em julho, o sol se põe do outro lado do “furo” da Pedra Furada, proporcionando um grande espetáculo. O caminho pela praia deve ser feito apenas na maré baixa. Na cheia, é preciso fazer a trilha do Serrote, mais rápida e menos cansativa.

6730190039_18156e90f2_b
Jericoacoara - Imagem: Turismo Ceará

Bugue até a praia de Tatajuba

A praia de Tatajuba, um vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio, tem dunas enormes, coqueirais e mar calmo. Tem também lagoas de águas verdinhas como a Lagoa da Torta, contornada por barracas - destaque para a do Didi, com pescados fresquinhos.

O passeio que leva até lá tem duração de cinco horas, cruzando a praia de Mangue Seco e atravessando o rio Guriú em balsas improvisadas. No caminho, nativos alugam pranchas de madeira para quem quiser escorregar por um monte de areia de 60 metros. A vila fica entre Jericoacoara e Camocim e faz parte da Área de Proteção Ambiental de Jeri.

Passear de quadriciclo

É possível fazer tours diversos com os equipamentos, como a Lagoa da Torta, em Tatajuba. Para quem tem pouco tempo, a dica é o passeio até a lagoa do Cavalo Marinho, com cerca de duas horas de duração, passando pela praia de Mangue Seco.

Compras

Lojinhas de artesanato e de objetos de decoração espalham-se pela praia, ruas e vielas de Jeri. Nas vitrines, os destaques ficam para as bolsas, as luminárias e as esculturas. As peças não têm preços muito em conta, mas valem pelo estilo e bom gosto. Não deixe de levar na mala - e degustar durante os dias em Jeri - a deliciosa torta de banana da Tia Angelita, à venda no Shopping Tapioca, na Rua Principal.

Quando ir á Jericoacoara?

Em Jericoacoara é alta temporada o ano todo, afinal, o calor sempre dá as caras por lá. Se você quer pegar menos chuvas, o ideal é no inverno até comecinho do verão, entre Julho e Dezembro. Essa também é a temporada com maior incidência de ventos , o que é ótimo para quem deseja praticar kite e windsurf. Porém, a partir de Fevereiro, o tempo costuma ser mais chuvosos, mas, mesmo que viaje nesse período, não faltará alguns momentos de sol no dia para você aproveitar. 

Aluguel de temporada em Jericoacoara

Agora, que você já sabe tudo de Jericoacoara, que tal arrumar as malas e partir para esse destino incrível? Aproveite que as férias estão aí e visite esse paraíso. Você não vai se arrepender! E para deixar essa viagem muito mais gostosa, o que me diz de alugar um imóvel de temporada? É tão gostoso ter um "cantinho" pra descansar após os passeios..No portal TemporadaLivre você encontra as melhores opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Fortaleza. Acesse e escolha já o seu!

Imóveis para alugar por temporada em Jericoacoara;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo