Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Cuidados que você deve tomar ao alugar um imóvel de temporada

03 de Maio de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Cuidados que você deve tomar ao alugar um imóvel de temporada

Para quem quer viajar, seja nas férias, fim de semana ou feriado prolongado, alugar um imóvel por temporada pode ser uma boa opção. Afinal, para quem viaja em família ou grupo de amigos, locar uma casa geralmente fica mais em conta que outras formas de hospedagens. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para que sua viagem não se torne uma dor de cabeça.

Na maioria das vezes, os aluguéis desse tipo são tratados por telefone, internet ou por contratos verbais. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. A distância do imóvel impossibilita que o interessado o veja antes de fechar negócio, aumentando os riscos do imóvel não obter as mesmas características anunciadas, ou pior, não existir. Sendo assim, antes de alugar, tome alguns cuidados, pois você pode cair em um golpe.

Não pense que essas coisas só acontecem com os outros, pois, sem querer, você pode cair direitinho nessa “roubada”. Recentemente, uma jovem de 24 anos foi presa, em Santa Maria, na região Central, por aplicar golpes envolvendo casas de veraneio em Florianópolis. Foram cerca de 16 vítimas lesadas desde o início da temporada (Clique aqui e confira). Ou seja, todo cuidado é pouco. Além de perder dinheiro, cair nessa fraude, pode acabar com o clima de viagem e, posteriormente, com a viagem em si.

Cuidados ao alugar um imóvel de temporada

Para não cair em um temido golpe, o aluguel deve ser formalizado por um contrato, mesmo que a locação seja apenas de uma semana. Devendo constar além dos direitos e responsabilidades das partes, o valor, forma de pagamento, as datas de entrada e saída, a descrição do imóvel e um inventário dos imóveis e utensílios bem como o estado de conservação.

407b7882-4f95-4ef1-b53b-e9529c74198e
Cuidados que você deve tomar ao alugar um imóvel de temporada

Outra dica importante é verificar a média de preços para locação de outros imóveis na mesma localidade e desconfiar se o preço ofertado estiver bem abaixo dos demais.

É importante guardar todos os documentos relativos à oferta do imóvel (como o anúncio da internet - print, fotos, recibos e outros documentos que comprovem a transação com o locador), pois poderão ser úteis para exigir o ressarcimento do pagamento, ou de parte dele, em caso de divergência entre o que foi prometido e a situação real do imóvel.

Quando a contratação do aluguel for realizada sem a intermediação de uma imobiliária, não se caracteriza uma relação de consumo. E, em caso de problemas, o código de defesa do consumidor e o Procon não podem ser utilizados para solucionar a questão, restando acionar o judiciário.

Mas, tomando esses cuidados, o aluguel de temporada torna-se uma forma de hospedagem muito vantajosa. Portanto, sempre que for realizar suas negociações em relação a reserva de imóveis, solicite o contrato  e siga as dicas que o TemporadaLivre separou para você neste artigo. Depois de tudo, é só fazer as malas e aproveitar suas férias sem dor de cabeça. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo