Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Cosme Velho: Um bairro de costumes e muito lazer

29 de Julho de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Cosme Velho: Um bairro de costumes e muito lazer

Com os encantos singulares de uma mescla única entre paisagens naturais e edifícios, a cidade do Rio de Janeiro traduz, em seu povo e suas ruas, em um único significado a palavra “Brasil”. Pessoas bonitas, ruas bem pavimentadas que ensejam a boêmia a todo momento, o clima musical que embala todos os ritmos cotidianos; tudo isto são características realmente marcantes para quem conhece o Rio.

Mas hoje nós vamos falar um pouco mais sobre um cantinho específico do Rio, o Bairro Cosme Velho, um local mais alternativo, que foge da rota de turismo tradicional, mas que reserva muitos encantos, ao ponto de merecer um destaque. 

1. A história do bairro Cosme Velho

Dentre tantas paisagens surpreendentes na cidade maravilhosa, nenhuma se iguala à do bairro de Cosme Velho. Situado no sopé do morro do Corcovado e do morro de Dona Marta, Zona Sul da cidade, o bairro é importante por ter sido cenário de moradia de exímios escritores da língua portuguesa, como Machado de Assis, Manuel Bandeira, Euclides da Cunha e Cecília de Meireles.

Também lá, localiza-se a primeira estação de Trem do Corcovado, responsável por levar os turistas à visitação do Cristo Redentor, cartão-postal da cidade. Com seu nome em homenagem ao conhecido comerciante português da antiga Rua Direita (atual Rua Primeiro de Março), o bairro é marcado pela história e seus costumes.

Monumentos, praças e logradouros são preservados de maneira a manter viva a lembrança de grandes nomes que outrora permearam o lugar com conhecimentos e atitudes vanguardistas e inspiradoras

Leia ainda: As melhores praias do estado do Rio de Janeiro para conhecer no verão!

Cosme Velho - Um bairro de costumes e muito lazer- Foto:  blogspot

2. O que conhecer no Cosme Velho

Ao passear pelo Bairro, você se surpreenderá com tanta beleza e antiguidade, a sensação é de estar em uma cidade no interior e não na grande cidade do Rio de Janeiro. Então sugiro que reserve um dia para fazer essa tour por lá. 

A primeira opção de atividade em Cosme Velho é o passeio de trem até o corcovado. O passeio pode levar mais ou menos meio dia, mas é praticamente um passeio obrigatório, afinal esse trem é o meio mais tradicional de se visitar o Cristo Redentor, já que ele sai do Cosme Velho e percorre pela mata até o topo do Corcovado. 

O Largo do Boticário é outro ponto turístico que precisa ser percorrido. São 7 casas antigas, construídas no estilo neocolonial no século XX, utilizando materiais de casas demolidas. Do Largo ainda é possível ver o Rio Carioca e um pedaço da mata Atlântica, então é realmente um lugar muito bonito para se passear. 

Você poderá conhecer um lugar que não é um ponto turístico, mas vale o passeio, trata-se da Bica da Rainha, a primeira fonte descoberta de águas ferruginosas do Brasil. Os índios diziam que essas águas eram capazes de fazer verdadeiros milagres. 

Por fim, sugiro uma caminhada até o Mirante Dona Marta, trata-se de um passeio gratuito com saída do Cosme Velho e tendo como destino um verdadeiro paraíso, com vista exclusiva de grande parte do Rio de Janeiro. 

Leia ainda: Sugestão de passeio no Rio de Janeiro: o Forte de Copacabana

Cosme Velho - Um bairro de costumes e muito lazer- Foto:  Agustin Diaz Gargiulo on Unsplash

3. Afinal, Cosme Velho é perigoso?

A primeira impressão que temos do bairro é que trata-se de um lugar abandonado já que ele destoa dos demais bairros do Rio, mas é justamente por isso que ele é um bairro tão especial. Por lá há diversos monumentos históricos que foram conservados, mantendo a aparência de sempre. 

Ao que se refere ao Rio de Janeiro, é necessário um cuidado a mais, já que sabemos que apesar de sua beleza estupenda, algumas regiões podem ser mais perigosas, mas o Bairro Cosme é um ponto turístico incrível, que merece ser conhecido, não sendo um lugar de grande criminalidade. 

Então tomando os cuidados que todos os turistas precisam tomar em qualquer destino de viagem, sugiro que faça esse passeio para conhecer esse bairro encantador. 

Leia também: 10 cidades para fazer um bate e volta de carro, partindo do RJ

4. Onde se hospedar no Cosme Velho e redondezas 

A melhor parte é que o TemporadaLivre está presente no Rio de Janeiro para lhe proporcionar uma hospedagem com muito conforto e é claro, segurança. Então você poderá escolher um de nossos imóveis e viajar com tranquilidade para o Rio e passear pelo bairro Cosme Velho. 

Acesse agora mesmo o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e reserve a sua hospedagem para curtir sua viagem sem preocupações. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo