Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça a Praia do Santinho em Florianópolis!

01 de Fevereiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça a Praia do Santinho em Florianópolis!

A  Praia do Santinho fica no norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, pertinho da  Praia dos Ingleses  e da  Praia do Moçambique . O nome do distrito em que Santinho se encontra é Ingleses do Rio Vermelho, e é limitado pelo Morro dos Ingleses, ao norte, e a Ponta das Aranhas, ao sul.

A Praia do Santinho, não é das mais conhecidas na Ilha da Magia, mas isso não é nem de perto por questões estéticas pois a praia é mais uma extensão das maravilhosas praias de Florianópolis . Você vai encontrar um marzão azul com ondas um pouco agitadas, quebrando na areia. Se for amante do surf, encontrou seu paraíso!

E mesmo que seja uma praia desejada pelos surfistas, é possível banhá-la tranquilamente, pois há trechos com águas mais mansas e seguras até mesmo para crianças. Outra coisa que vai te deixar perceber é a transparência da água e a limpeza da praia. Continue lendo para saber mais informações sobre essa praia fantástica! 

Sobre a Praia do Santinho

Conhecida por possuir águas mais quentes, se comparada a outras praias catarinenses, por lá você ainda vai encontrar muita gente bonita e um lugar preparado para receber visitantes e turistas. Então, tudo o que você precisa para aproveitar as férias perfeitas de verão, você encontra por lá! A faixa de areia é tão grande que em alguns pontos se transforma em dunas , ou seja, um cenário incrível para tirar fotos!

A Praia do Santinho também é considerada uma praia de muita segurança , onde o índice de acidentes marítimos atualmente é zero. Além disso, a praia conta com salva-vidas e está sempre sob vigilância, de forma que alterações são logo avisadas. Então aproveite para curtir o seu dia com a segurança e o conforto que você merece!

A praia conta com um acervo de arte rupestre com inscrições em rochas, que possui uma idade de mil a quatro mil anos atrás, o que contribui como patrimônio histórico da humanidade. Com um dos maiores acervos de arte rupestre de Florianópolis , o lugar também é muito visitado por historiadores e amantes da história.

Entretanto, muitos dizem que o moderno e o antigo se encontram em harmonia no Santinho, pois a infraestrutura da região cresce a cada dia que passa para receber os visitantes. Todas essas características, fazem de Santinho um espaço cultural e de lazer, contando com um turismo prazeroso, que atrai visitantes de muitas regiões.

Além disso, é muito frequentado por surfistas por possuir águas com ondas fortes , e junto com todos os surfistas, vem também os admiradores da prática e a praia fica cheia de pessoas interessadas em fazer novas amizades.

Para os amantes da natureza, é possível fazer trilhas no Morro dos Ingleses, que possui uma formação natural que marca a fronteira entre a  Praia dos Ingleses   e a Praia do Santinho. 

Praia do Santinho: 5 passeios nesse refúgio de Floripa
Foto: Viajali - Conheça a Praia do Santinho em Florianópolis!

Como chegar na Praia do Santinho?

Para alcançar a bela Praia do Santinho em Florianópolis, as opções de transporte mais indicadas são carro particular ou táxi, visto que não há transporte público direto. O acesso é feito pela SC-401 até a entrada do bairro Ingleses, seguido por uma estrada que leva à praia. A facilidade de estacionamentos privados no local torna a opção de carro particular ainda mais conveniente. 

O que fazer na Praia do Santinho?

1. Trilhas

Em um raro casamento entre o mar e a terra, as trilhas da Praia do Santinho se destacam. No Morro das Aranhas, esconde-se um tesouro arqueológico - pinturas rupestres expostas à vista dos aventureiros.

Duas trilhas se desdobram a partir deste ponto mágico: uma ascendendo ao topo e outra contornando o morro até a deslumbrante Praia do Moçambique. Do alto, vislumbre a ilha que emprestou seu nome à praia, acrescentando uma camada extra de encanto.

Foto de RF._.studio - Conheça a Praia do Santinho em Florianópolis!

2. Dunas do Santinho

As Dunas do Santinho, tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico, encontram-se no extremo da praia, fazendo fronteira com a Praia dos Ingleses.

Com uma área de 91,5 hectares, estas dunas proporcionam um cenário único para os aventureiros, alguns dos quais se entregam ao sandboard, trazendo um toque de adrenalina à areia. Ao lado, um morro convida para uma subida, oferecendo uma vista espetacular da região.

De fat bike nas Dunas do Santinho – Florianópolis SC – Histórias da  Bicicleta
Foto: Histórias da Bicicleta - Conheça a Praia do Santinho em Florianópolis!

3. Museu Arqueológico de Artes Rupestres

No Morro das Aranhas, desvende o Museu Arqueológico ao Ar Livre, um verdadeiro tesouro cultural com entrada gratuita. Inscrições rupestres e oficinas líticas, datadas de aproximadamente 5 mil anos, contam a história dos sambaquieiros em rochas, costões e penhascos.

A pedra que deu nome à praia, com uma imagem semelhante a um santo, repousava no morro. Apesar de ter sido levada para o Museu do Homem do Sambaqui, sua localização atual permanece um mistério, acrescentando um toque de intriga à história local.

Museu Arqueológico ao ar livre em Floripa - SC com crianças
Conheça a Praia do Santinho em Florianópolis! - Foto: SC com crianças

4. Surf

A Praia do Santinho, conhecida por suas ondas desafiadoras, tornou-se um refúgio para surfistas. No entanto, não é necessário dominar as ondas para aproveitar o cenário paradisíaco. A faixa de areia extensa proporciona tranquilidade para os banhistas, enquanto áreas com mar mais calmo convidam para um mergulho relaxante.

Na Praia do Santinho, as opções são tão diversas quanto a natureza que a cerca. Em um único dia, você pode desvendar arte rupestre, explorar dunas, praticar sandboard, realizar trilhas e relaxar à beira-mar. Não perca essa oportunidade única de explorar um destino que combina aventura, cultura e beleza natural de forma incomparável.

Foto de Pixabay - Conheça a Praia do Santinho em Florianópolis!

Informações importantes sobre a Praia do Santinho

  1. Clima: Entre janeiro e março, a alta temporada, o calor é intenso, mas as chuvas também marcam presença. Abril traz temperaturas mais amenas e menos precipitação. Maio apresenta um clima instável, alternando dias de sol e frio. A partir de junho até setembro, o inverno se instala. Escolher a época certa depende de suas preferências climáticas e de como deseja aproveitar a praia.
  2. Alta e baixa temporada: Na baixa temporada, os preços são mais acessíveis, e a tranquilidade reina, porém, alguns turistas relatam águas mais geladas. Já na alta temporada, o calor é mais intenso, mas há mais movimento e a possibilidade de chuvas. 
  3. Ondas: As ondas vigorosas fazem da Praia do Santinho um ponto de encontro para surfistas. Aqueles que preferem um mergulho tranquilo encontrarão áreas mais calmas, mas a atenção deve ser redobrada.
  4. Qualidade da água: A Praia do Santinho ganhou reconhecimento pela sua limpeza impecável. Em 2023, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina a listou como própria para banho. Essa é uma característica destacada pelos visitantes em avaliações online. 
  5. Infraestrutura: A infraestrutura da Praia do Santinho varia conforme o lado em que você se encontra. À esquerda, a rusticidade predomina, proporcionando uma experiência mais selvagem. Já no lado direito, barracas, quiosques e banheiros químicos oferecem um mínimo de conforto. Mesmo que a infraestrutura seja um pouco inferior se comparada a outras praias, a autenticidade do local compensa.
  6. Onde se hospedar na Praia do Santinho?

Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja mais:

Saiba o que fazer em Curitiba a noite!

Vai para Curitiba? Confira o guia completo sobre a cidade!

Pratos típicos nos melhores restaurantes de Curitiba, no Paraná


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo