Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça os principais locais históricos de Florianópolis!

01 de Dezembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça os principais locais históricos de Florianópolis!

A capital de Santa Catarina, Florianópolis é conhecida por suas belas paisagens e praias de tirar fôlego. Porém, a cidade também é reduto de um grande acervo histórico, gravado em diversas construções centenárias que ainda resistem por meio a grandes edifícios modernos. Portanto, se você quer aproveitar as suas férias para conhecer um pouco mais sobre a história da região e consequentemente, do Brasil, acompanhe nossas dicas com os principais locais históricos de Florianópolis.

Principais locais históricos de Florianópolis

A cidade de Florianópolis foi fundada em 1673, tendo sua emancipação registrada mais de 50 anos depois, em 1726. Com tanto tempo de história, diversas construções foram mantidas para preservar o passado e assim, garantir a reconstrução da nossa história.

Portanto, o TemporadaLivre separou para você dicas de locais históricos de Florianópolis. Além de curtir um passeio super interessante, você também aproveita para conhecer um pouco mais da história. O que acha?

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa está situada entre as praias do Forte e Jurerê. A construção foi realizada por escravos ainda no século XVIII, no ano de 1740 e fazia parte das três construções que defendiam o território da ilha. Os demais fortes que fazem parte da tríade defensiva são: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e Fortaleza de Santo Antônio de Rotanes.

A partir da década de 70, a construção começou a passar por restaurações, já que encontrava-se em ruínas, devido a saques ocorridos no final do século XIX. Como o local estava abandonado, a população passou a saquear os tijolos e demais materiais para construir suas residências. Assim, após longo período de restauração, o forte encontra-se aberta a visitação. O local guarda em suas paredes de pedra resquícios do período histórico do Brasil colonia. Portanto, visitar a fortaleza é a certeza de adentrar em um local com quase 300 anos de história.

Atualmente, o local está aberto para visitação todos os dias. Para chegar até lá, é só seguir pela Rodovia SC-401, ou então, de uma forma ainda mais divertida, através de embarcações que levam até a fortaleza. 

Locais históricos de Florianópolis - Fortaleza de São José da Ponta Grossa - ©Wikipedia
Locais históricos de Florianópolis - Fortaleza de São José da Ponta Grossa - Imagem: Lionel Baur /  wikipedia

Fortaleza de Santo Antonio de Ratones

A Fortaleza de Santo Antonio de Ratones, está localizada na ilha de Ratones, em Florianópolis, situada entre Gamboa e Sambaqui. O local, é uma das três fortalezas que preservavam a ilha de Florianópolis no seculo XVIII.

 A fortaleza começou a ser construída logo após a de São José da Ponta Grossa. A construção foi finalizada cerca de 4 anos depois do inicio da obra. Durante muito tempo, o local serviu como base de defesa marítima, entretanto, assim como a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, o local encontrava-se em ruínas e sua restauração foi mais complicada. Os esforços para tentar resgatar o local começaram na década de 50, entretanto, sem grande sucesso. A restauração só teve exito no inicio dos anos 90, com a cooperação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Hoje, o local também está aberto da visitação e com certeza é um dos locais históricos em Florianópolis que você não pode perder. Para chegar até o forte você pode pegar uma das escunas, que partem próximo da famosa ponte Hercílio Luz, ou pelos trapiches da Beira Mar Norte e da Praia de Canasvieira. Ou seja, além de muita história, o passeio também pode ser muito divertido. 

Locais históricos em Florianópolis - Fortaleza de Santo Antonio de Ratones  - ©USFC
Locais históricos em Florianópolis - Fortaleza de Santo Antonio de Ratones  - ©USFC

Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim

A Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim, pertencente ao grupo de três fortes que realizavam a defesa da região, foi a primeira a ser construída, ainda no ano de 1939. Embora o forte esteja localizado na ilha de Anhatomirim, pertencente a cidade de Governador Celso Ramos, o local faz parte da história da região de Florianópolis e precisa ser inserida nos passeios locais.

A fortaleza foi utilizada em diversos contextos militares do nosso país. Durante a Guerra do Paraguai, o local foi utilizado como hospital e também como presídio militar. Já na Revolução Federalista, na Primeira Guerra Mundial e na Revolução Constitucionalista, foi ocupada para atuar como base militar. No ano de 1937, o local foi desativado, entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial o local foi reativado e, novamente, desativado ao final da guerra. Desda vez, o local foi definitivamente fechado pois já não atendia as demandas militares.

Na década de 70, alguns serviços de restauração começaram a ser realizadas no local e então, na década de 80, a ilha foi aberta para visitação. Para chegar até a Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim, você pode seguir as mesmas orientações da Fortaleza de Santo Antonio de Ratones: pegando uma escunas próximo à Hercílio Luz, ou pelos trapiches da Beira Mar Norte e da Praia de Canasvieiras. 

Locais históricos de Florianópolis - Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim - ©USFC
Locais históricos de Florianópolis - Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim - ©USFC

Palácio Cruz e Sousa

O Palácio Cruz e Sousa, na região central de Florianópolis, ganhou essa denominação em homenagem ao artista catarinense Cruz e Sousa e atualmente é sede do Museu Histórico de Santa Catarina. Antes o local era conhecido como Palácio Rosado, e era a sede oficial do governado do estado.

O Palácio foi construído em meados do século XVIII e serviu de palco para dezenas de acontecimentos que marcaram a história do Brasil e de Santa Catarina. Além, claro, de magníficos bailes realizados durante o período colonial do pais. Em 1984, o local deixou de ser sede do governo, pois o Palácio foi tombado como patrimônio histórico.

Alguns restaurações foram realizadas para preservar a memória e as características originais da construção. Por isso, o Palácio Cruz e Sousa é sem dúvida um dos locais históricos de Florianópolis que não pode faltar no seu passeio pela cidade

Locais históricos em Florianópolis - Palácio Cruz e Sousa - ©destinoflorianopolis
Locais históricos em Florianópolis - Palácio Cruz e Sousa - ©destinoflorianopolis

Ribeirão da Ilha

A vila de Ribeirão da ilha, na parte sul de Florianópolis, é um bairro que carrega a história em todos os cantos, sendo um dos mais tradicionais da região. As construções são típicas da cultura açoriana, do período colonial do país e é impossível não se encantar com a beleza do lugar.

Além disso, a culinária local também mantém forte as suas raízes. Em Ribeirão da Ilha você encontra as melhores produções de ostras do país. Então, ao passar pelo local, não deixe de experimentar essa delícia. Na vila também é possível visitar a bela igreja Nossa Senhora da Lapa, com sua fachada de 1806. A igreja, assim como o local que o cerca estão preservados por lei como território de interesse histórico. Ou seja, passear por toda a vila de Ribeirão da Ilha é garantia de estar em um local que ainda preserva a história e a memória do início de Florianópolis. 

Locais históricos em Florianópolis - Ribeirão da Ilha
ocais históricos em Florianópolis - Ribeirão da Ilha

L E aí? Gostou das dicas? Então não deixe de visitar os locais históricos de Florianópolis e ter uma viagem rica em cultura e história. Com certeza você não vai se arrepender. Mas antes, não esqueça de alugar o seu imóvel de temporada. Aqui no Temporada Livre você encontra diversas opções para Florianópolis e demais regiões de Santa Catarina.      

Imóveis para alugar por temporada em Florianópolis;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo