Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer

22 de Fevereiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer

A temporada mais quente do ano já está chegando e Salvador é, sem dúvidas, um dos destinos mais buscados no Brasil. A cidade tem história, praias, gastronomia e muita animação para os turistas aproveitarem. Por isso, hoje, falaremos um pouco sobre alguns pontos turísticos de Salvador, a capital da Bahia!

1. Pelourinho

Localizado no Centro Histórico da cidade, o Pelourinho é um dos pontos mais icônicos e históricos de Salvador. O cenário antigo do Pelô (como é apelidado) é um enorme atrativo, sobretudo para quem é apreciador de história, e nos conta muito sobre o passado do Brasil.

O bairro abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco brasileiro, que é historicamente preservado, sendo integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura. Por isso, se você está com a sua viagem programada para Salvador, não dá para deixar de conhecer o Pelô!

Pelourinho - Salvador
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Guia de Destinos - Melhores Destinos

2. Elevador Lacerda

Popularmente conhecido como o primeiro elevador urbano do mundo, o Elevador Lacerda cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, no bairro do Comércio, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.

O elevador chama muita atenção pela beleza e complexidade do monumento, além de possibilitar uma vista incrível de Salvador. Foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873, como a construção mais alta do mundo, com 72 metros de altura e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até a Cidade Baixa.

O famoso elevador chega a transportar 900 mil passageiros por mês, tendo o custo de quinze centavos por pessoa, em um percurso de trinta segundos de duração. Incrível, não é? Portanto, não o deixe de fora do seu roteiro! 

11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto de Vinicius Dattwyler

3. Baía de Todos os Santos

A Baía de Todos os Santos é a segunda maior do mundo e a maior do Brasil. Com muita importância histórica para o país, durante os primeiros anos do descobrimento do Brasil, a baía abrigou o maior porto de exportação do hemisfério sul.

Atualmente, ela é um forte polo de turismo, comportando importantes ilhas do litoral baiano, com destaque para a Ilha de Itaparica, uma das mais paradisíacas do Brasil. As praias são lindas, com paisagens dignas de filmes, com direito a areia branca, coqueiros e palmeiras enormes para conhecer. Se você gosta de praia, com certeza, elas precisam fazer parte do seu roteiro!

Passeio de Escuna pela Baía de Todos os Santos (Saída de Salvador) - Grou  Turismo
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Grou Turismo

4. Mercado Modelo

O Mercado Modelo é, sem dúvidas, um local obrigatório para quem vai para Salvador e um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, uma vez que é o lugar ideal para quem quer comprar lembranças e levar um pouco da cultura baiana para casa.

Além disso, você pode aproveitar a variedade de delícias e sabores que a Bahia tem para oferecer, aliás, um acarajé típico do estado você não come em outro lugar!

Mercado Modelo – Wikipédia, a enciclopédia livre
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Wikipédia

5. Farol da Barra

O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio é o mais antigo das Américas e, por isso, possui grande importância histórica, já que nos tempos antigos os barqueiros se guiavam por eles.

O Farol da Barra tem, em média, a altura de um prédio de sete andares e os turistas podem visitá-lo interiormente, conhecer todas as instalações e subir até o final. A luz é ligada diariamente ao pôr-do-sol e consegue ser vista em uma distância de até 60 km. Trata-se de um ponto turístico de Salvador que atrai diversos turistas todos os meses do ano. É realmente imperdível!

Farol da Barra (BA): o que fazer, história e dicas
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Viajali

6. Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Uma jóia arquitetônica do período colonial, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um marco em Salvador. Seu estilo neoclássico e a fachada em rococó atraem os olhares dos visitantes, enquanto sua história remonta aos anos de 1746 a 1754. Ao visitar esta igreja, é costume amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim no gradil colorido, uma tradição que une tanto os baianos quanto os turistas.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim - Salvador
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Guia de Destinos - Melhores Destinos

7. Fundação Casa de Jorge Amado

No coração do Pelourinho, encontra-se a Fundação Casa de Jorge Amado, um santuário dedicado à vida e obra do renomado escritor baiano. Com uma vasta exposição sobre sua trajetória, esta fundação é um ponto de referência cultural em Salvador. Além disso, abriga o Café Teatro Zélia Gattai, um espaço para desfrutar da gastronomia local enquanto se imerge na atmosfera literária.

Fundação Casa de Jorge Amado - Salvador
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Guia de Destinos - Melhores Destinos

8. Igreja e Convento de São Francisco

Um exemplo deslumbrante da arquitetura barroca brasileira, a Igreja e Convento de São Francisco é uma visita obrigatória em Salvador. Tombada pelo IPHAN e classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, esta igreja impressiona com sua riqueza interior, adornada em ouro e repleta de obras de arte que contam a história de São Francisco de Assis.

Igreja de São Francisco - Salvador
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Guia de Destinos - Melhores Destinos

9. Solar do Unhão (Museu de Arte Moderna da Bahia)

Com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos, o Solar do Unhão é um ponto de encontro para os amantes da arte moderna e contemporânea. Este museu, localizado em uma antiga casa-grande do século XVII, exibe uma importante coleção de obras brasileiras e internacionais, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora para seus visitantes.

Solar do Unhão – Wikipédia, a enciclopédia livre
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Wikipédia

10. Dique do Tororó

Embora menos conhecido, o Dique do Tororó oferece uma experiência única em meio à natureza. Com sua lagoa tranquila e esculturas representando os orixás do candomblé, este local proporciona momentos de relaxamento e contemplação, além de ser um ponto de encontro para apreciar a gastronomia local e diversas atividades de lazer.

Dique do Tororó – Wikipédia, a enciclopédia livre
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Wikipédia

11. Praias mais famosas de Salvador

Por fim, as belas praias de Salvador são um convite ao descanso e à diversão. Desde a popular Praia da Barra, com seu Farol icônico, até a exuberante Praia de Jaguaribe, há uma variedade de opções para todos os gostos, seja para relaxar à beira-mar ou praticar esportes aquáticos.

Praia do Farol da Barra - Salvador
11 pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer - Foto: Guia de Destinos - Melhores Destinos

Onde se hospedar em Salvador?

Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também:

Tudo sobre as maravilhosas praias de Salvador, na Bahia!

O que fazer em Salvador, na Bahia?

Salvador: a Capital da Alegria


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo