Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno

23 de Outubro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno

O Jardim Botânico de Curitiba é o principal cartão-postal da cidade. Foi criado em 1991 e desde então vem encantando todos que visitam.

Os perfumes das flores deixam o ambiente ainda mais agradável e o colorido delas dão vida a cidade de Curitiba. Sendo então, um excelente lugar para passeios, prática de exercícios e esportes, além disso lá o contato é direto com a natureza e um cenário perfeito para lindas fotos.

Portanto, se você ainda não conhece pessoalmente o Jardim Botânico de Curitiba, nesse blog vamos te apresentar tudo que você precisa saber sobre o Jardim Botânico e 5 motivos para você conhecer esse lugar incrível.

Quando visitar o Jardim Botânico?

A primavera é a época que tudo fica mais florido e com cores vibrantes, então a melhor época para visita o Jardim Botânico é no mês de setembro.

Para quem gosta de um local com pouca movimentação, o melhor período para visitar o Jardim Botânico é na manhã, que é o turno mais vazio. 

5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno - Foto de Ann Perkas no Pexels

História do Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 com o objetivo de representar arquitetura paisagista da França.

Em homenagem a uma engenheira, o nome oficial do jardim é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, que foi uma das responsáveis pela reurbanização de Curitiba.

Ao centro do Jardim Francês é possível encontrar uma réplica da escultura Amor Materno, que foi inaugurada em 1993 pelo polonês João Zaco. 

5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno - Foto: Eu Ando Pelo Mundo

Horário de Funcionamento

O Jardim Botânico funciona das 6h às 20h, de domingo a domingo e a entrada para o Jardim é gratuita. Já o Jardim das Sensação, seu horário de funcionamento é das 9h às 17h, de terça-feira até sexta-feira. 

5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno - Foto de Acharaporn Kamornboonyarush no Pexels

Motivos para visitar o Jardim Botânico em Curitiba

1. Estufa Principal

A estufa principal possui três abóbodas do estilo Art Noveau, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. A estufa é totalmente climatizada e abriga espécies da Mata Atlântica, como Caraguatá, Caetê e Palmito.

Do seu interior é possível ter uma vista super privilegiada do jardim em estilo francês. Obs: A estufa principal é a primeira imagem que nos vem a cabeça quando pensamos no Jardim Botânico de Curitiba. 

5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno - Foto: Catraca Livre

2. Projeto de Abrão Assad

O projeto de construir alguns espaços voltados a pesquisa e a cultura foi do famoso arquiteto Abrão Assad - que também planejou o Museu Botânico -, incorporando no Jardim Botânico Jardim Botânico de Curitiba, no ano de 1992, espaços como auditório, centro de pesquisas, biblioteca especializada e sala de exposições temporárias e permanentes.

Inclusive, uma das exposições permanentes mais famosas chama-se: "A Revolta", que apresenta o trabalho do artista polonês radicado no Brasil, Frans Krajcberg. Esse trabalho tem como objetivo expressar o sentimento do artista com relação à destruição provocada pelo homem nas florestas brasileiras.

Na galeria, inaugurada em outubro de 2003, estão expostas 110 obras de grande porte, todas feitas a partir de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal.  

Palestras sobre o meio ambiente no Jardim Botânico - Prefeitura de Curitiba
5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno - Foto: Prefeitura de Curitiba

 3. Museu Botânico

Atualmente o Museu Botânico de Curitiba tem o 4° maior herbário do país, com aproximadamente 400 mil exsicatas - plantas secas preparadas para coleção botânica -, além, claro, da vasta coleção de amostras de madeiras e frutos.

Mas não é só isso, já que além das incríveis coleções citadas, no parque também funciona um centro de pesquisa da flora do estado do Paraná e um do Brasil. Vale a pena visitar e saber um pouquinho mais sobre as coleções e as pesquisas realizadas no Jardim Botânico de Curitiba. 

Museu Botânico de Curitiba – Wikipédia, a enciclopédia livre
5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno - Foto: Wikipédia

4. Jardim das Sensações

O Jardim das Sensações é uma das atrações mais procuradas no Jardim Botânico de Curitiba. O jardim tem uma área de aproximadamente 200m de extensão, onde o visitante pode ter a incrível experiência de caminhar no jardim de olhos vendados, sentindo o chão com os pés descalços, ouvindo o som do vento e das cascatas, e aspirando o suave perfume das flores. 

Jardim das Sensações será fechado para manutenção - Prefeitura de Curitiba
5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno - Foto: Prefeitura de Curitiba

5. Sete maravilhas do Brasil

No ano de 2007, o Jardim Botânico de Curitiba foi o monumento mais votado em uma eleição realizada pelo site Mapa-Mundi para a escolha das Sete Maravilhas do Brasil.

Os milhares de votos recebidos foram mais que merecidos, afinal, além de bonito, o Jardim Botânico é um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Jardim Botânico de Curitiba, um jardim em estilo francês e com inspiração  londrina | Cronicas Macaenses
5 motivos para visitar o jardim botânico de Curitiba no inverno - Foto: Cronicas Macaenses

Onde se hospedar? 

 Que tal programar sua próxima viagem de inverno para Curtiba conhecer o Jardim Botânico de pertinho? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

Vai para Curitiba? Confira o guia completo sobre a cidade!

Pratos típicos nos melhores restaurantes de Curitiba, no Paraná

- Curitiba: confira os melhores parques da cidade para você conhecer!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo